Como sobreviver essa quarentena? Como ficar bem nessa pandemia? O que fazer para cuidar de mim em tempos difíceis?

Os tempos atuais colocaram a gente em situações que muitos de nós haviam jamais imaginado. Já são quase cinco meses desde que a pandemia do coronavirus (Covid 19) começou e nós precisamos mudar, nos adaptar e o que muitos achavam que seria uma corrida de 100 metros rasos (rápida e intensa), acabou se tornando uma maratona (longa e também intensa) e os cuidados precisam ser diferentes.

Aqui pra mim, mudou muito a maneira como eu faço planos. Sempre gostei de planejamento e em janeiro já costumava ter meu ano profissional todo planejado ou pelo menos estruturado. Nosso planejamento mínimo era sempre trimestral. Esse ano todos os planos a partir de março foram adiados, cancelados, substituídos… E eu acabei encontrando um planejamento de curto prazo que resolveu pra nós por enquanto. Temos uma visão no horizonte, mas planejamos com mais detalhes no curto prazo.

Uma outra mudança brusca por aqui foi a de prioridades! Imagino que por aí também né? Ficou muito mais claro o que é realmente prioridade na minha vida, e isso mudou a maneira de fazer as coisas e o tempo das coisas. O primeiro momento de “retiro” da quarentena, em que não saíamos pra nada, me trouxe organização e metodologias que há muito tempo eu sonhava em ter. O tempo: Esse mudou muito.

Nesses meus parágrafos você já deve ter identificado aí também alguns presentes que essa situação trouxe para sua vida, não é? Nada é de todo mal.

Mas uma coisa eu te digo: O seu autocuidado agora tem um SUPER PODER! Se ele já era importante antes, você imagina agora com tudo isso acontecendo? Um jeito interessante de começar a criar o hábito do autocuidado é se perguntar todos os dias: “O que eu posso fazer por você hoje? Como eu posso te fazer feliz hoje? Como eu posso melhorar seu dia hoje? Como eu posso melhorar sua vida hoje?” – Acredite, esse pequeno gesto tem o poder de fazer uma imensa diferença no seu dia e na sua vida!

Eu tenho no meu site de cursos online também algumas sessões coletivas, que são um jeito bem diferente e gostoso de cuidar de você. Elas são sessões de trabalho energético gravadas, onde nós mudamos crenças e padrões de um determinado tema e você pode assistir/ouvir no conforto da sua casa. Hoje os temas disponíveis são AutoEstima, Medo da Exposição Profissional e Chega de drama! (essa última realizada, inclusive, durante a quarentena). (INSERIR LINKS!)

Se você se encontra nesse momento em uma situação incômoda, sem conseguir ver esses presentes e sem conseguir imaginar como vai sair disso eu tenho aqui um exercício que pode te ajudar muito, e eu chamo ele de “Eu do futuro”.

É um exercício de centramento, de voltar pro seu centro! Vamos lá?

Existe uma versão sua que já passou por isso, que já está do outro lado, que já passou por isso. Você vai então ir lá conversar com essa versão sua!

Se imagine daqui a um mês, três meses, seis meses – Na sua frente, como se vocês estivessem em uma entrevista! E aí você vai fazer perguntas poderosas pra essa sua versão, você pode perguntar:

  • Qual foi a 1 coisa que você fez nesse período que fez mais diferença na sua vida? Que te trouxe o maior impacto positivo?
  • O que mais te fez mal, o que mais te atrapalhou nesse período que eu consigo eliminar ou pelo menos amenizar a partir de agora?
  • O que você adoraria que eu tivesse começado a fazer agora?
  • Onde eu tô colocando energia demais, onde eu tô desperdiçando a minha energia, meu tempo e meu foco que eu já posso deletar da minha vida?
  • Qual é o seu melhor conselho pra eu atravessar esse momento?

Depois desse momento de conexão com você, anote seus insights e coloque-os em prática. Faça esse exercício sempre que quiser, e aproveita e envia esse post para uma amiga que você acha que vai aproveitar esse conteúdo na vida dela.

Até o nosso próximo encontro!


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *