Ontem eu falei para você da importância de se colocar limites para nossa autoestima, bem-estar, autoconfiança e até mesmo para realização pessoal e paz interior. Mas muita gente sabe disso, aliás às vezes você está até cansada de saber disso, certo? O que você precisa é saber “como”, como eu faço para aprender a colocar limites?

Vamos lá, nesse post quero apresentar para você um passo-a-passo!

Passo 1 – Pare de se desrespeitar em detrimento dos outros

Um dos meus professores preferidos, que inclusive faria aniversário ontem, o Gasparetto, sempre dizia: “A vida se trata como você se trata!”, esse célebre frase não poderia ser mais literal e verdadeira. Todas as vezes que você perceber algum ato de desrespeito, invalidação, intolerância e etc que tenha sido feito à você, perceba o quanto disso você já faz consigo diariamente.

E o mesmo vale para colocar tudo e todos antes das uvas necessidades e acima de você. Sabe aquela mudança de horário do outro que vai te prejudicar e você aceita? Aquele lugar que você não quer ir e vai para que alguém não se chateie? Aquela decisão que você quer tomar mas adia ou recusa por medo do que os outros vão pensar? Pois é, tudo isso contribui para que as pessoas cada vez mais não respeitem os seus limites (provavelmente porque eles nem existem!).

Passo 2 – Comece pequeno

Não adianta achar que você vai começar amanhã a impor seus limites conscientes e sair colocando tudo e todos no seu lugar, pode ser frustrante pensar assim. Então comece pequeno. Escolha um convite que não te agrada para recusar. Experimente colocar um horário só para você na sua agenda. Comece e termine seu dia nos lugares que você decidir.

Passo 3 – Tire as notificações desnecessárias do seu celular

Quando você deixa todas as notificações ativas no seu celular, toda a hora as demandas das outras pessoas podem chamar a sua atenção, te desconcentrar e passar na frente das suas. Ao tirar as suas notificações, você irá checar o celular na hora que for melhor para você e não para os outros. Fique tranquila que se alguém tiver algo realmente urgente, irá te ligar.

Com esses três pequenos passos você já irá começar uma revolução silenciosa na sua vida a favor de você e dos seus limites, e tenho certeza que irá começar a se sentir melhor e mais respeitada.

Experimenta e me conta?

Até amanhã!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.