Muito provavelmente você já ouviu a história que ensina prioridades com pedras, né? Se você não ouviu, eu vou te contar nesse post:
Conta a história que um professor chegou na sala de aula para ensinar priorização com:
– Um pote de vidro
– Areia
– Pedras pequenas
– Pedras médias
– Pedras grandes
Era um volume muito grande coisas para o tamanho do pote de vidro, então ele perguntou a turma se eles achavam que ele seria capaz de colocar tudo aquilo dentro do pote. A maioria duvidou, e então ele começou:
Para caber tudo nesse pote, precisamos que as coisas estejam na ordem correta. É preciso colocar as pedras grandes, depois as médias (e foi posicionando dentro do vidro), depois as pequenas e por fim a areia.
Dessa maneira, as pedras e a areia vão encontrando o seu espaço, elas se encaixam no espaço que tem.
Isso não acontece se você fizer o contrário. Comece pela areia veja que nem até as pedras medias você consegue chegar, Não cabe.
Pois bem, essa é a história que eu gostaria de contar para todo mundo que me diz que “Não tem tempo” para fazer algo que é muito importante na vida dela.
Você só não tem tempo para algo importante (pedras grandes) se está deixando as coisas desimportantes (areia) tomarem o espaço que estava reservado para elas.
Aproveite o domingo e faça um exercício comigo, escreva quais são suas pedras grandes (Prioridades maiores e mais importantes), suas pedras médias, as pequenas e a areia.
E então veja se essa ordem está sendo respeitada no seu dia-a-dia. Você irá se surpreender o poder que essa história tem de reorganizar as suas prioridades e de fazer você ter tempo pro que realmente importa.
Até amanhã!