Eu li sobre isso e fez muito sentido pra mim: Quando éramos nômades e vivíamos como “homens das cavernas”, e até mesmo algum tempo depois, geralmente as mulheres e homens tinham funções diferentes nessas “tribos”.

No que se dizia sobre a alimentação do grupo, os homens saíam para caçar e as mulheres para colher. Você percebe que para essas duas tarefas precisamos de mentalidades e também configurações diferentes?

O homem precisava ter o foco no seu alvo, e não ver mais nada. A mulher estava mais consciente dos seus arredores. Para colher, é preciso ver o todo, para caçar, um foco que às vezes ignora todo o resto.

Isso faz muito sentido para mim ao pensar que é mais comum ver homens que conseguem focar no que estão fazendo (seja um jogo de videogame ou um trabalho no computador) mesmo que seus arredores estejam caóticos, como uma casa suja ou bagunçada, mas a mulher relata maior dificuldade de “ignorar” o que está acontecendo ao seu redor para sentar e focar.

Claro que existem também as construções de responsabilidade sobre a casa feitas pela sociedade, mas me fez refletir muito sobre o como essa habilidade de ver “o quadro geral” da mulher enquanto colhia faz ela estar atenta e alerta para os seus arredores muito mais que os homens.

Então, se você se sente assim (sendo homem ou mulher): Meio sugada pelo seu ambiente ao invés de energizada por ele, sem conseguir focar no seu trabalho enquanto a casa não está limpa e organizada, influenciada pelo seu ambiente… Não sofra!

Pare de lutar contra sua natureza e se culpar com a cultura da ralação que você devia estar preocupada em fazer dinheiro ao invés de organizar a casa e crie um sistema de organização (a criação do sistema é mais demorada porém no longo prazo te salva), criando um espaço (uma casa) para tudo dentro da sua casa, detalhando se lembrando que tudo que você guarda dentro de casa requer manutenção e te custa espaço, energia e dinheiro.

Com esse sistema implementado, suas tarefas ficarão muito mais fáceis de serem realiadas e muito mais automáticas. Defina uma divisão justa entre você e as pessoas que moram com você (caso você não more sozinha) e esteja disposta a abandonar o perfeccionismo e criar uma rotina organizada porém flexível.

Acredite: 30 minutos que você tiver antes de começar a trabalhar para dar uma geral no seu espaço podem fazer milagres pela sua produtividade e até capacidade de gerar mais dinheiro.

Experimenta e me conta!

Até amanhã!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.